Em Palmas, secretários municipais buscam parceria com a UFT para Saneamento e Turismo

Na última quinta-feira, 21, o secretário municipal de Administração Josenildo Marques Amado, o secretário de Turismo Divino Coimbra e de Relações Institucionais Márcio Santana, reuniram-se em Palmas, com representantes da Universidade Federal do Tocantins (UFT), para tratar sobre a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de Araguatins (PMSB). O município receberá o apoio técnico da instituição de ensino, por meio de convênio firmado com a Fundação Nacional da Saúde (Funasa).

Segundo o jornalista Miguel Lima, que na reunião representou Aurélio Picanço, coordenador do projeto, a vinda dos secretários é muito importante para o andamento do cronograma de trabalho “O plano de Saneamento é muito importante para os municípios, pois é por meio dele que os outros planos podem se desenvolver. Nesse momento estamos finalizando os preparativos documentais e formando os comitês de coordenação e de execução, o próximo passo será a capacitação dos técnicos locais para dar início as atividades”.

O grupo de secretários também foram recebidos pela vice-reitora da UFT, Ana Lúcia de Medeiros, representante do programa UFT Social, que tem o objetivo de aproximar ainda mais a universidade da sociedade. Nesse caso, a parceria para desenvolver o Turismo regional foi o tema principal. “Nós queremos estreitar as relações com as prefeituras e contribuir com o desenvolvimento dos municípios por meio de nossas principais referências que são; ensino, pesquisa e extensão. Essa provocação por parte dos secretários nos possibilitou conhecer as potencialidades do município de Araguatins nos dando a certeza de que a abertura desse campo de atuação para nossos alunos e professores terá bons frutos”, disse Ana Lúcia.

O secretário Josenildo Marques, disse que toda a documentação por parte do município já está em fase final de elaboração e que esse empenho está tornando Araguatins modelo para outros municípios. “Assim que tomamos conhecimento da possibilidade de apoio para a elaboração do nosso Plano Municipal de Saneamento Básico, procuramos nos organizar e fazer a formalização, assim saímos na frente, colocando Araguatins como referência no Bico do Papagaio”.