Prefeitura Municipal de Araguatins-TO

POLÍTICA DE PRIVACIDADE - Ao navegar, você está de acordo com o Termo de uso

Assistência Farmacêutica
Medicamentos Disponibilizados pelo SUS

A Assistência Farmacêutica é a área do Sistema Único de Saúde – SUS responsável por garantir à população o acesso a medicamentos considerados essenciais e promover o uso racional dos mesmos. Estes medicamentos devem ser seguros, eficazes e de qualidade.

Relação de Medicamentos
Existem no Brasil mais de 40 mil medicamentos registrados na Anvisa. O SUS seleciona os mais eficazes e seguros e elabora a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), indicados para a maior parte dos problemas de saúde que acometem a população. Os medicamentos fazem parte do Componente Básico da Assistência Farmacêutica – CBAF e sua dispensação ocorre nas farmácias das unidades básicas de saúde, sob responsabilidade das secretarias municipais de saúde, mediante apresentação de prescrição médica.


REQUISITOS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA ACESSAR O SERVIÇO:

Pessoa residente no território do Município de Araguatins-TO, com prescrição (receita) médica, do cirurgião-dentista ou enfermeiro. Necessário ter mais de 18 anos.  

PRINCIPAIS ETAPAS DO SERVIÇO:

1. Após passar por consulta médica, de cirurgião-dentista ou enfermeiro (SUS), o usuário do SUS pode consultar a Relação de Medicamentos Fornecidos para saber se o medicamento que necessita é fornecido pelo SUS e em qual Componente da Assistência Farmacêutica ele se encontra.
Observação: Nesta lista os medicamentos aparecem pelo nome genérico, então qualquer dúvida orientamos ir até a Farmácia Básica para esclarecimentos com o profissional farmacêutico.
2. Após conferir se o medicamento prescrito é fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o usuário deve reunir as seguintes informações:
2.1. Receita emitida por médico, cirurgião-dentista ou enfermeiro. A receita deve estar válida, com data, número do registro no conselho profissional do prescritor, nome e assinatura do prescritor. 2.2 Cartão Nacional de Saúde (CARTÃO SUS) do usuário referido na receita.

2.3 Documento de identificação com foto.

2.4 Procurar a Farmácia Básica Municipal para retirar os medicamentos, assim como para ser orientado sobre o uso.

E-MAIL: farmacia.araguatins@gmail.com

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:

07:30 – 11:30 E 13:30 – 17:00 / SEGUNDA-FEIRA A SEXTA-FEIRA

ENDEREÇO: PRÉDIO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

RUA PRESIDENTE KENNEDY, S/N CENTRO – ARAGUATINS-TO

PREVISÃO DE PRAZO MÁXIMO PARA PRESTAÇÃO DO SERVIÇO:

O atendimento é imediato, conforme ordem de chegada e Lei de atendimento prioritário, de acordo com a  disponibilidade do item e atendimento aos protocolos vigentes.

FORMAS DE PRESTAÇÃO:
Presencial


Relação Municipal de Medicamentos

Medicamento Und/Tipo Programa Quantidade Data
Precisa de ajuda?