Secretaria Municipal de Saúde de Araguatins capacita profissionais de saúde sobre vigilância do sarampo
Com o objetivo de fortalecer as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) para o enfrentamento e prevenção da reintrodução do sarampo no município, a Secretaria Municipal de Saúde de Araguatins, por meio da Coordenação de Atenção Básica e da Vigilância em Saúde, realizou nesta segunda-feira (04/08) um seminário voltado à vigilância do sarampo.
O evento foi direcionado a médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, abordando temas como histórico de surtos, situação epidemiológica, conceitos gerais da doença, vigilância epidemiológica, medidas de prevenção e controle, imunização e indicadores de qualidade da vigilância.
O sarampo é uma doença viral, infecciosa, aguda e extremamente contagiosa, que pode evoluir para complicações graves. Para prevenir sua reintrodução no município, a Gerência de Imunização iniciou a intensificação da vacinação em todo o território, contemplando o público-alvo de pessoas de 12 meses a 59 anos de idade. Durante esta campanha, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano receberão a chamada “dose zero”, uma medida extra de proteção neste momento de alerta.
Além da vacinação, outra ação estratégica de vigilância consiste na revisão de prontuários dos últimos 30 dias em busca de registros de pacientes com sintomas sugestivos de sarampo, além da busca ativa de casos suspeitos realizada semanalmente pelos agentes comunitários de saúde.
De acordo com o secretário municipal de saúde, Ruy Matos Oliveira, mesmo sem registros atuais de casos suspeitos, a preparação dos profissionais é essencial.
“Sabemos que o sarampo é uma doença imunoprevenível. Pensando nisso, estamos intensificando a vacinação em pessoas não vacinadas e faço um chamamento a toda a população: procurem a UBS mais próxima para verificar a situação vacinal e, se necessário, receber a vacina contra o sarampo. A vacina é a melhor forma de prevenção”, destacou o secretário.
Com ações preventivas e a capacitação contínua dos profissionais, Araguatins reforça seu compromisso com a saúde pública e a proteção da população contra o sarampo.
Mediadores do seminário
Cícera Dailma – Coordenação de Atenção Básica
José Hélio Silva – Vigilância Epidemiológica
Lanna Christina – Gerência de Imunização
Zerlane Silva – Monitoramento
ASCOM - Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde de Araguatins