Concurso Público: Prefeito Aquiles assina contrato com a banca organizadora
Na primeira reunião com a Comissão Organizadora e a Empresa vencedora do certame, foi apresentado a proposta de cronograma para os procedimentos a serem realizados, nos termos do que preconiza o edital e seus anexos, para a condução do certame do concurso.
O encontro, que foi realizado no prédio sede da Prefeitura de Araguatins, contou com a presença do senhor Aliomar Gama, representante da banca, dos servidores que compõe a Comissão, sob a presidência do Dr. Carlos Ricardo, do Secretário Municipal de Administração, Dr. Antonio Edson, do Diretor do Controle Interno, Dr. Alcides Junior, e do Assessor Jurídico da Prefeitura, Dr. Diego Renan. Na ocasião, foram discutidos, de forma preliminar, como se daria o processo de publicação do edital, impugnações, inscrições, aplicações da prova e as respectivas datas.
Na oportunidade o Dr. Antonio Edson sugeriu a intercalagem dos dias de aplicação das provas, justificando que “Araguatins encontra-se em uma posição de zona central, em que vários candidatos de municípios vizinhos ao redor, poderão ser contemplados com a possibilidade de realizar as provas por mais de um nível de escolaridade, se aplicadas em dias distintos”. A proposta do Secretário de Administração é que se realize a aplicação das provas de ensino fundamental, médio e superior em dias diferentes, para possibilitar que o candidato tenha a opção de se inscrever em mais de um nível de escolaridade.
Segundo senhor Aliomar Gama, “essa previsão já está encartada na proposta do edital, no entanto tem que ter compatibilidade com o número de candidatos inscritos e a demanda de locais para a realização das provas, e por isso foi dada tal atenção para essa possibilidade”.
Com uma grande expectativa, a população Araguatinense, e das demais cidades no entorno, aguardam ansiosamente a realização das provas e almejam uma das vagas ofertadas. Para o Prefeito Aquiles, “é motivo de muita alegria entregar ao povo de Araguatins a notícia de que o contrato está sendo assinado, depois de mais de 10 anos, as pessoas terão a oportunidade de ingressar no serviço público de forma efetiva”. Aquiles da Areia relembra que o certame também tem “o objetivo de melhorar o recolhimento previdenciário do FUNPREV, que tem sofrido com a diminuição da arrecadação, pela diminuição do seu quadro”.
Na visão do Presidente da Comissão Organizadora, Dr. Carlos Ricardo, “a realização do concurso objetiva superar pelo menos dois desafios. O primeiro é o consentimento político que, necessita da continuidade dos serviços por parte de um quadro rígido, permanente, sólido e consistente por meio do servidor efetivo, atendendo principalmente o que dispõe a Constituição Federal. O segundo, a segregação necessária da arrecadação previdenciária própria, a fim de propiciar que o instituto modifique a curva negativa que se visualiza do cálculo atuarial”.
Depois de aprovada a proposta do cronograma e minuta do edital do concurso, a expectativa é que seja publicada ainda essa semana, na quarta feira (26/04/2023) todas as regras e diretrizes necessárias para a realização do certame. O quadro de ofertas prevê a disputa de mais de 160 (cento e sessenta) vagas distribuídas entre os níveis fundamental, médio, técnico e superior.