Reunião conjunta estabelece novas regras de combate ao coronavírus em Araguatins

Uma reunião organizada pelo Comitê de Enfrentamento ao coronavírus, deliberou de modo conjunto, novas regras para combater o avanço da Covid-19 na cidade de Araguatins. Participaram da reunião o prefeito Cláudio Santana, o secretário de Saúde Natividade Alves Palma, representantes do Conselho Municipal de Saúde, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Associação Comercial e Industrial, Ministério Público e Sebrae, bem como servidores da Vigilância Sanitária, Endemias e Hospital Municipal.

Os participantes debateram as melhores alternativas para contenção da circulação do vírus no município e, em votação, aprovaram por unanimidade, novas medidas que serão publicadas em um decreto editado no dia  1º de maio e que será publicado nesta segunda-feira.

Assim, de acordo com o que foi deliberado na reunião, fica suspensa a venda de bebidas alcoólicas em qualquer estabelecimento comercial e fixa o horário de funcionamento dos restaurantes. Além disso, estabelece o limite da capacidade de passageiros para ônibus e vans em 50% e torna obrigatório a higienização diária dos veículos.

O documento também torna obrigatório o uso de máscaras no município e estabelece a realização de diversas ações de prevenção, como a realização de blitz educativas e barreiras sanitárias nas entradas e saídas da cidade e a distribuição de máscaras para a comunidade através da Secretaria Municipal de Assistência Social. Na ocasião a  representante do Ministério Público, promotora de justiça Juliana da Hora Almeida, disponibilizou ao município uma quantia de R$ 17 mil reais que deverão ser investidos na aquisição de itens como máscaras e álcool em gel.

Segundo o prefeito Cláudio Santana, a reunião foi muito importante por ter contado com a contribuição das instituições que, conjuntamente, tomaram as decisões em prol da segurança do todos os Araguatinenses.