Com apoio da Secretaria de Meio Ambiente, limpeza no Rio Taquari é pontapé inicial da ONG S.O.S Viva Foz

Após realizarem uma ação que coletou mais de 1 tonelada de lixo no Rio Taquari, no último dia 29 de setembro, um grupo formado por acadêmicos do curso de Biologia e de Agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – Campus Araguatins-TO e apoiadores da causa ambiental, resolveram criar a organização não governamental S.O.S Viva Foz, sendo a primeira entidade da região do Bico do Papagaio com o foco especifico na preservação ambiental.

Segundo Lauanda Cunha Silva, integrante da ONG, a criação da organização surgiu de uma necessidade da cidade. “Nós observamos que um dos principais anseios da comunidade se trata da qualidade no consumo de água e constatamos que o lixo acumulado as margens do Rio Taquari, além de denegrir o meio ambiente, se torna um dos principais fatores para esse problema”, afirmou. O contato com a primeira área de estudo teve como finalidade conhecer o local e analisar os problemas ambientais existentes, como o lixo derivado de plásticos, vidros e outros, encontrados ao longo das matas ciliares do Rio. As ações devem continuar nos próximos dias e a expectativa é de que mais voluntários possam integrar os mutirões de limpeza.

A ONG conta com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (SEMADE), que oferece transporte, material para coleta, e apoio com servidores. “Nós enquanto poder público, temos a obrigação de oferecer o nosso apoio, mas além de tudo, temos oportunidade de como cidadão fazer a nossa parte e incentivar a continuidade desse trabalho”, disse o secretário José Coimbra.