Município de Araguatins envia dados para Índice de Efetividade da Gestão Municipal do TCE

O município de Araguatins realizou a entrega dos dados referentes ao Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) ao Tribunal de Contas do Estado (TCE/TO). De acordo com a Resolução 221/2016, o envio das informações é obrigatório para todos os municípios do estado e o gestor que não responder ao questionário eletrônico do IEGM está sujeito à multa.

Segundo o prefeito Cláudio Santana essa é mais uma forma do município demonstrar a transparência da gestão. “Temos uma equipe muito ágil, principalmente quando se trata de cumprir com a determinação dos órgãos fiscalizadores. Vamos continuar trabalhando com transparência por meio das audiências públicas com a comunidade, do nosso portal da transparência e também através do questionário do TCE, estamos fazendo nossa parte”, afirmou o prefeito.

IEGM
O levantamento é um instrumento de medição do desempenho da gestão pública, que evidencia a correspondência entre as ações dos governos e as exigências da sociedade, apura a qualidade dos gastos públicos e dos investimentos realizados, a efetividade das políticas públicas e faz a mensuração dos serviços prestados ao cidadão como nas áreas de Educação, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Governança em Tecnologia da Informação, Cidades Protegidas, Saúde e Planejamento. A partir das respostas dos gestores é construído o índice.