Araguatins realiza Fórum Comunitário para obtenção do selo Unicef

Na última sexta-feira 15, foi realizado em Araguatins o fórum comunitário para obtenção do Selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). As secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, integraram o grupo intersetorial, que reuniu pessoas e entidades com a finalidade de debater todos os temas que se encaixam nos quatro objetivos estruturados pelo Unicef, sendo eles a garantia de políticas especializadas para crianças e adolescentes excluídos; garantia de políticas sociais de qualidade para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade; prevenir e desenvolver respostas às formas extremas de violência e promover, principalmente, o engajamento e participação dos cidadãos.

Segundo a articuladora do selo Unicef no município, Katia Maria Vieira da Silva, o selo é uma proposta de baixo custo para o município que gera reconhecimento internacional. “Com a certificação o município terá seu nome incluso em uma lista mundial por produzir efeitos reais na vida de crianças e adolescentes  e poderá dentre outras coisas, usar a logo do Unicef, sinônimo de uma gestão que investe na agenda da infância e que melhora significativamente seus indicadores sociais nesse quesito.

O Prefeito Cláudio Santana participou do Fórum e falou sobre o esforço que o município tem feito para integrar os órgãos municipais com os demais responsáveis pelo atendimento a criança e o adolescente.  A secretária municipal de educação, Maria Olindina, também ressaltou a importância do trabalho conjunto. “Estamos juntos nessa empreitada para obter o selo, assim vamos não só fortalecer o nosso plano de educação, mas sim preparar um futuro melhor para nossas crianças e adolescentes em ação conjunta. Esse debate mostra a força das nossas secretarias unidas por um mesmo objetivo”, afirmou.