Cláudio Santana assina ordem de serviço de construção da Unidade Básica de Saúde Fluvial de Araguatins

Na manhã desta quinta-feira, 14, o prefeito de Cláudio Santana deu ordem de serviço para a construção da Unidade Básica de Saúde Fluvial de Araguatins.  A estrutura do barco que começou a ser montada em Belém – PA, chegou em Araguatins essa semana, durante as festividades do aniversário da cidade. Segundo o secretário municipal de Saúde, Djacy Pereira da Silva, a UBSF será totalmente equipada e composta por uma equipe, incluindo médico, enfermeiro, técnico de saúde bucal e um bioquímico ou técnico de laboratório que levarão os atendimentos da saúde até a comunidade ribeirinha.

A cidade de Araguatins é a única do estado a firmar o convênio com a Fundação Nacional da Saúde para aquisição da UBSF, o que segundo o prefeito Cláudio Santana sempre foi um sonho da comunidade ribeirinha. “ Hoje estamos concretizando um sonho, não só da nossa comunidade mas também de todos nós, pois sabemos o quanto essa UBS Fluvial será importante para o nosso povo que agora terá os atendimentos médicos na porta de casa”, afirmou.

As UBSF são embarcações que comportam Equipes de Saúde da Família Fluviais (eSFF), providas com a ambiência, mobiliário e equipamentos necessários para atender à população ribeirinha da Amazônia Legal. As unidades buscam responder às especificidades de cada região, garantindo o cuidado às suas populações e assegurando às comunidades assistidas a execução das ações da Atenção Básica.